Tecidos Sintéticos

 

ACRÍLICO

Após a lavagem, torcer suavemente para eliminar a água. Alise ou sacuda a peça e pendure-a em um varal que não enferruje. Se houver necessidade de passar, o ferro deve estar em temperatura moderada. 
As roupas de tecido acrílico podem ficar amareladas se for utilizado alvejante com cloro ou quando forem expostas prolongadamente ao calor ou à luz solar. O dano é irreversível.


ELASTANO

Roupas de elastano podem ser lavadas, à mão ou à máquina, com água morna. Use apenas alvejante sem cloro, para não prejudicar as cores. Enxágue abundantemente, estenda a peça e deixe-a escorrendo. Use a secadora na temperatura baixa. Para passar, use temperatura baixa.


POLIÉSTER

A maioria das peças de poliéster pode ser lavada à máquina e seca na secadora. Também pode ser lavada a seco. Se for necessário passar, use temperatura moderada.


VISCOSE

Lave com água morna ou fria com espuma. Aperte suavemente o tecido, para que a espuma penetre nele. Enxágue com água morna, sem centrifugar ou torcer a peça. Alise ou sacuda a peça e pendure-a em varal que não enferruje.

Roupas Claras

Roupas brancas


Roupas brancas ficam novas colocando álcool na água do último enxágue. Deixe por alguns minutos para melhorar o efeito.

Se o branco estiver encardido ou manchado e você não tiver tempo para esfregar, deixe de molho antes de lavar. O molho ajuda muito a sujeira se soltar das fibras.


É tão importante quanto lavar. O ideal quando sujar é colocar a roupa na água e sabão o mais rápido possível, pois quanto mais o tempo passa, mais difícil será remover a mancha. Caso não haja essa possibilidade o alvejante sem cloro também é uma boa opção.


Roupas Escuras


Maneira de Lavar: colocar na água com sabão em pó e vinagre.
Fórmula: para cada 10 litros de água, colocar 3 colheres de sabão e 3 colheres vinagre branco.

Dicas de Lavagem


Não utilizar água sanitária ou outros produtos à base de cloro, pois além de descorar, também enfraquece o tecido e as linhas de costura.

Durante a lavagem, não friccionar a peça sobre a pedra do tanque ou com a escova; essa prática compromete a uniformidade das cores e ainda desgasta o tecido.

Seque as roupas coloridas à sombra para evitar o descoramento.

Lave as roupas coloridas separadamente das roupas brancas para evitar manchas.

A primeira vez que lavar as roupas lave à mão para conhecer o tecido e saber se solta tinta.

Remova totalmente a espuma e os resíduos do detergente em pó após o enxágüe para evitar que a roupa fique dura depois de seca; as roupas brancas, com o tempo, podem tornar-se amareladas.


Para não desbotar as roupas

Para que as roupas não percam as cores e desbotem, acrescente um pouco de sal ou então vinagre durante as operações de lavagem e enxágue.
É claro que as roupas desbotam um pouco, mas o vinagre dificulta a tinta de aderir de novo, dificultando assim o aparecimento de manchas.


Roupas escuras
Maneira de Lavar: colocar na água com sabão em pó e vinagre.
Fórmula: para cada 10 litros de água, colocar 3 colheres de sabão e 3 colheres vinagre branco.


Roupas brancas
Roupas brancas ficam novas colocando álcool na água do último enxágue. Deixe por alguns minutos para melhorar o efeito.
Se o branco estiver encardido ou manchado e você não tiver tempo para esfregar, deixe de molho antes de lavar. O molho ajuda muito a sujeira se soltar das fibras.
É tão importante quanto lavar. O ideal quando sujar é colocar a roupa na água e sabão o mais rápido possível, pois quanto mais o tempo passa, mais difícil será remover a mancha. Caso não haja essa possibilidade o alvejante sem cloro também é uma boa opção.


Colarinho e gola
Esfregar com sabão de coco e esqueça a escovinha.

Meias
Deixar de molho e esfregar.

Roupas coloridas
Caso esteja muito suja deixar em molho individual e por poucos minutos.

Remoção de Manchas


Leia sempre as recomendações do fabricante na etiqueta da roupa antes de
iniciar a remoção das manchas

Sangue: use água oxigenada de 20 volumes. Para uma parte de água oxigenada,
coloque nove partes de água para aplicar na mancha antes de lavá-la.


Tinta de caneta Esferográfica e Grama: use álcool.

Vinho, frutas e café: use Bórax.

Gordura: use talco. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha e depois escove. Se você não tiver talco, espalhe sal fino.
Suor e manchas causadas por xixi de animais de estimação, além de ajudar a combater os fortes odores: use vinagre branco. Para as marcas de transpiração, deixe a roupa de molho em água morna com vinagre branco.


Como tirar manchas de frutas
Para nódoas de frutas em geral, coloque sal diretamente sobre as manchas, se forem recentes. Em seguida, em um copo de água fervendo, dissolva 1 colher de sopa de álcool ou amoníaco. Mantenha o tecido bem esticado e vá despejando essa solução sobre a mancha.

Já em manchas secas, umedeça a parte afetada com vinagre branco e deixe agir por alguns minutos. Depois, lave a peça normalmente, enxaguando em água abundante. Outra dica é passar uma passar uma pasta de perborato de sódio e água, antes de água oxigenada.

Algumas frutas deixam nas roupas nódoas mais difíceis de sair. Para essas, siga as dicas abaixo conforme a fruta:


• Abacate: como o abacate é uma fruta oleosa, lave sua roupa manchada, em água quente e sabão.

• Ameixa e Tomate: umedeça a roupa manchada e depois polvilhe amido de milho sobre a mancha. Deixe agir até perceber que a mancha se desprendeu. Depois, retire a maisena e lave a peça como de costume.

• Banana: esfregue um algodão embebido em querosene sobre a nódoa.

• Caju: aplique sobre a mancha uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Estenda a peça de roupa ao sol mantendo o bicarbonato sempre úmido.

• Caqui e Pêssego: para estas manchas, a única saída é aplicar sobre a área afetada uma solução composta de 1 colher de sopa de ácido sulfúrico em 1 copo de água (cuidado, é veneno). Posteriormente, umedeça um pano com esta solução e esfregue sobre a área afetada. A roupa deverá ser lavada e bem enxaguada.

• Jabuticaba e Uva: esfregue sobre as manchas provocadas por jabuticaba ou uva um pano embebido em água oxigenada. Repita esta operação até a mancha desaparecer. Lave a peça normalmente e enxágue bem.

 

Lavagem de Uniformes


Caso a roupa esteja impregnada de sujeira ou manchas de óleo, graxa, etc., deixe a roupa ensaboada (de molho) à sombra por algumas horas, para permitir que a sujeira se desprenda normalmente, sem aplicar a fricção agressiva. Para secagem ao sol, coloque as roupas do lado do avesso.

Importante: o sistema de secagem em tambor rotativo, utilizado em lavanderias industriais, eleva o residual normal de encolhimento dos tecidos 100% algodão. No caso de sua utilização a uma temperatura de até 60ºC para não ocasionar encolhimento acima dos 4% acrescidos.
Ficaram resíduos do detergente em pó depois da lavagem - Ao término do ciclo de lavagem ficaram listras brancas de um pó fino deixado pelo detergente que não foi dissolvido.


Tratamento
Volte a lavar as peças afetadas em pequenas quantidades e sem usar o detergente em pó.

Causa
A máquina estava sobrecarregada, impedindo que o pó se dissolvesse corretamente.
Não foi utilizada uma dosagem suficiente do detergente em pó.
A baixa pressão da água na casa pode indicar que o detergente não tenha sido levado até a máquina durante o momento da lavagem.


Prevenção
Certifique-se do correto movimento das roupas, para que não sobrecarreguem a máquina.
Alguns detergentes em pó reagem com os minerais presentes na água, formando um resíduo branco, que pode ser confundido com o detergente que não se dissolveu.
Você pode evitar isso usando a dosagem recomendada de detergente em pó.
Certifique-se de que todo o detergente em pó dissolveu-se a água enquanto a máquina enchia de água.

Colocando para secar
Secadora - Quando utilizar secadora, os artigos de algodão/poliéster devem secar em temperatura moderada.

Colocar para secar imediatamente após a lavação. A permanência das peças úmidas pode causar manchas. Além disso, pode provocar vincos difíceis de eliminar em artigos de algodão/poliéster.

Secar as peças abertas no varal à sombra. O sol ataca o corante, provocando desbotamento das cores em meio úmido. As peças secas em secadoras de tambor encolhem muito mais que em varal.

Quando utilizar a secadora, os artigos de algodão/poliéster devem ser secos em temperatura morna, separados dos artigos 100% algodão.

Rua Santo Estanislau, 31 - Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ contato@estilouniarte.com.br - (21) 3866-3924